STF decide sobre ações policiais em comunidades do Rio de Janeiro

A decisão dos ministros do Supremo aconteceu em sessão virtual

Published on 18/08/2020 - 14:13 By Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As operações em favelas do Rio de Janeiro não podem mais acontecer com o uso de helicópteros como plataforma de tiro, nem em áreas próximas a escolas e unidades de saúde. Além disso, as cenas dos crimes precisam ser preservadas pelos policiais.

As medidas fazem parte de decisão do Supremo Tribunal Federal, que concluiu na noite dessa segunda-feira(18) a votação da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro, que questiona violações de direitos humanos durante operações policiais em comunidades.

No contexto da mesma ação, uma decisão liminar do ministro Edson Fachin, confirmada no início deste mês, já havia impedido as operações em favelas, enquanto durasse a pandemia do novo coronavírus, salvo em casos absolutamente excepcionais e justificados ao Ministério Público. Agora, com a conclusão da votação do STF, foram incluídas mais regras, que serão válidas para além do período de emergência sanitária.

A decisão acrescenta ainda que o Ministério Público precisa investigar possíveis violações cometidas por agentes de segurança e que a diminuição dos índices de homicídios por parte da polícia precisa ser reincluída na meta de redução de letalidade do Estado.

Acompanhando de perto a tramitação da ação, o professor da Universidade Federal Fluminense, Daniel Hirata, do Grupo de Estudos de Novos Legalismos, destaca o impacto histórico da decisão na mudança de concepção das operações.

Apesar de ter deixado de fora alguns pedidos relacionados à transparência dos dados das operações e investigações, a decisão foi comemorada por diversos movimentos de moradores de favelas que se articularam para a aprovação do protocolo.

O pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ignacio Cano, aponta que a decisão se alinha com a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou o Brasil, em 2017, pelo caso da favela Nova Brasília. Na ocasião, duas operações realizadas em 1994 e 1995 resultaram na morte de 26 jovens.

Em nota, a Polícia Militar e a Polícia Civil disseram que as corporações mantêm o seu compromisso de seguir atuando dentro de seus princípios institucionais; e de acordo com o previsto na Constituição e que respeitarão a decisão do STF. O Ministério Público do Estado também disse que está ciente da decisão, e cumprirá as determinações.

O Governo do Estado também foi procurado, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

 

Edition: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo