MPF investiga fakenews sobre atuação do Exército em aldeias no MT

Informações falsas circularam em redes sociais

Published on 19/08/2020 - 16:09 By Anna Luísa Praser - Brasília

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar notícias falsas envolvendo a atuação do Exército Brasileiro entre indígenas Xavantes no Mato Grosso.

A fakenews seria de que a força brasileira aplicaria uma vacina nos membros dessa etnia e que provocaria a morte desse povo. Essas informações circularam principalmente pelas redes sociais. Placas nas entradas de diversas Terras Indígenas confirmam que o boato teve longo alcance.

A investigação será conduzida pelo procurador da República Everton Pereira Aguiar Araújo, titular do 1° Ofício em Barra do Garças, Mato Grosso.

De acordo com a investigação, as ações de saúde no estado, combinadas entre a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena - e lideranças Xavantes, foram negadas por indígenas da aldeia Namunkurá.

Situação semelhante aconteceu nas Terras Indígenas de Maraiwatsédé, inclusive com relatos de comportamento agressivo entre os indígenas e a negação da presença do Exército no local, o que impediu que os oficiais prosseguissem com as ações, já que a maior parte dos profissionais de saúde eram militares.

Em Sangradouro, foi preciso a presença do Ministério Público, do secretário especial de Saúde Indígena e do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante para que as ações de saúde fossem mantidas. Também houve relatos de animosidade no território de Pimentel Barbosa.

Em nota, o MPF defendeu que a propagação de fakenews tem o poder de gerar nas comunidades indígenas postura antivacina, o que coloca os Xavantes em uma situação de extremo risco e vulnerabilidade.

O órgão disse ainda que as notícias falsas colocam os membros da comunidade indígena contra agentes do Estado e prejudicam atuações institucionais legítimas, voltadas à salvaguarda dos direitos constitucionalmente assegurados aos povos indígenas, realizadas por instituições como MPF, Funai, Sesai e Forças Armadas.

 

Edition: Adrielen Alves

Últimas notícias
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo