Aumenta em mais de 300% casos de estelionato virtual no DF

Os dados levaram em conta os seis primeiro meses do ano

Published on 20/08/2020 - 11:18 By Beatriz Evaristo - Brasília

A dentista Camila Rico, de Brasília, passou por um susto este mês: teve o número do Whatsapp clonado. Fingindo que era ela, o golpista enviou mensagens aos contatos dizendo que precisava fazer uma transferência, mas estava com problemas no aplicativo do banco. Uma amiga desconfiou da história e avisou a irmã dela por telefone. Depois de saber do golpe, Camila alertou os amigos pelas redes sociais e procurou a polícia.

Dados da Polícia Civil do Distrito Federal mostram que o número de ocorrências de estelionato virtual aumentou 347%, no primeiro semestre deste ano; em comparação ao mesmo período de 2019.

Este aumento se deve ao maior tempo de utilização da internet e ao aumento no número de transações de comércio on-line.

Ainda de acordo com a Polícia, as vítimas não possuem um perfil específico. Pode acontecer com pessoas de diversas idades e classes, ou localidade.

O delegado Giancarlos Zuliani, da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Brasília, faz um alerta sobre alguns cuidados para não cair em golpes pela internet.

Essas e outras orientações estão nas cartilhas lançadas pela Polícia Civil do Distrito Federal e podem ser acessadas no site da Agência Brasília.

Caso a pessoa caia em um desses golpes virtuais, deve entrar em contato com a Polícia no número 197 ou procurar a delegacia mais próxima.


 

Edition: Sâmia Mendes

Últimas notícias
General

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
General

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economy

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo