Covid-19: agentes de saúde são alvos de ataques em mais de 40 países

Cruz Vermelha registrou 611 atos violentos na pandemia

Published on 21/08/2020 - 14:33 By Dayana Vítor - Brasília

Em Bangladesh, lá na Ásia, tijolos foram lançados contra a casa de um médico, depois da confirmação que ele estava infectado pela Covid-19. A ideia dos agressores era que o profissional e sua família deixassem a área. Já na Colômbia, aqui na América do Sul, moradores de uma cidade impediram de forma violenta que ambulâncias entrassem na região para identificar casos de Covid-19.

Esses são alguns dos 611 incidentes violentos contra profissionais da saúde que ocorreram em mais de 40 países, identificados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha nos primeiros seis meses da pandemia do novo coronavírus. A maioria dos episódios envolveu violências físicas, depois discriminação por medo, agressões verbais e ameaças.

Os dados foram coletados de 1 de fevereiro até o dia 31 de julho. Eles foram obtidos por meio de relatos entregues ao comitê, por outras organizações, notícias e em redes sociais na África, Américas, Ásia e Oriente.

A assessora para questões em assistência à saúde em perigo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Ana Elisa Barbar, argumenta que esses episódios poderiam ser evitados com uma comunicação melhor sobre a doença.

Ana acrescenta que gestores precisam capacitar os profissionais de saúde para enfrentar episódios de violência.

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, os incidentes violentos contra profissionais da saúde ocorreram pelo medo que a Covid-19 se espalhasse nas comunidades. Nas situações em que pacientes e familiares estavam por trás da violência, as justificativas foram o medo da morte. A impossibilidade de despedida de forma habitual de um ente querido também motivou os ataques.

 

 

Edition: Adrielen Alves

Últimas notícias
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo