Há 27 anos morria o psicanalista e escritor Hélio Pellegrino

Published on 23/03/2015 - 07:30 By Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Há 27 anos morria no Rio de Janeiro o psicanalista, escritor e poeta Hélio Pellegrino, célebre por sua militância de esquerda. Natural de Belo Horizonte, começa a escrever poemas aos 15 anos de idade.

 

Em 1940, se aproxima de intelectuais, como Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende e Fernando Sabino, formando o grupo que veio a ficar conhecido como "os quatro mineiros". Ao completar 18 anos, viaja a São Paulo, onde conhece Mário de Andrade.

 

Sempre inquieto, em 1944, integra a equipe de editores do jornal combativo e clandestino Liberdade. Nos anos de chumbo, com o endurecimento da ditadura militar, reinicia participação ativa na política e passa a ser respeitado por estudantes e líderes da movimentação política libertária.

Últimas notícias
Human Rights

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economy

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justice

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo