Dispositivo criado pela Fiocruz pode popularizar teste de covid-19

Published on 03/09/2020 - 16:30 By Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz e a empresa de tecnologia Visuri desenvolveram um novo método para diagnóstico da covid-19, que pode popularizar o teste molecular usado para detectar a infecção. O dispositivo portátil batizado de OmniLAMP atua identificando a presença do material genético do SARS-CoV-2. A testagem, segundo a Fiocruz, tem segurança semelhante ao exame PCR. Além de mais barata, a nova técnica demanda menos tempo para a realização. O resultado fica pronto em 30 minutos e pode ser acessado pelo celular, em aplicativo próprio. Outro diferencial é que o OmniLAMP demanda uma estrutura laboratorial de baixa complexidade.

O método detecta RNA viral a partir do material coletado no nariz e na garganta. Ao final da reação, as amostras positivas geram um sinal que é interpretado automaticamente pelo software do equipamento.

Testes clínicos do equipamento apontaram para uma sensibilidade de 97% e uma especificidade de 100%, o que, segundo o pesquisador da Fiocruz, Rubens do Monte, dá confiabilidade ao resultado.

A pesquisa para desenvolver o OminiLAMP é anterior à pandemia de covid-19 e começou em 2018, com foco no diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do coronavírus, em março deste ano, os pesquisadores direcionaram os esforços para tornar o dispositivo capaz de identificar o SARS-CoV-2.

De acordo com o pesquisador da Fiocruz, o dispositivo está em fase final de certificação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Enquanto aguardam a certificação, as instituições envolvidas já discutem como se dará a produção dos dispositivos e kits de teste. A Visuri vai produzir os dispositivos portáteis, enquanto o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), pode ficar responsável pela produção dos kits.

Edition: Ana Pimenta

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
General

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justice

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo