Brasil não pode perder o bonde da tecnologia 5G, diz Mourão

Deixar de embarcar nesta tecnologia é um atraso para toda a sociedade

Published on 08/09/2020 - 16:48 By Lucas Pordeus Leon - Brasília

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou, nesta terça-feira (08), que o Brasil não pode perder o bonde da tecnologia 5G, o que representaria, segundo ele, um atraso para toda a sociedade. Presente em um evento promovido pelas empresas de telecomunicações, o vice-presidente afirmou que governo prepara os parâmetros técnicos para o leilão da tecnologia 5G no prazo mais curto possível.

Mourão destacou que a licitação para o leilão está sendo preparada pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia; das Comunicações; pela Anatel, a agência reguladora do setor, e pelo Gabinete de Segurança Institucional, o GSI. Em uma entrevista realizada em julho, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, calculou que só em 2021 seria possível realizar o leilão para a tecnologia 5G.

O executivo da Qualcomm, empresa de tecnologia dos Estados Unidos, Cristiano Amom, destacou que o 5G vai revolucionar toda a economia. O CEO da Qualcomm, uma das maiores empresas do setor, ressaltou ainda que, com uma maior velocidade de conexão, será possível comercializar novos produtos, como o óculos digital.

A tecnologia 5G é considerada a próxima geração da rede de internet móvel, que deve substituir a atual 4G, com uma maior velocidade e estabilidade nas conexões. O 5G pode tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeiras, entre outros eletrônicos.

A disputa pelo controle da produção da nova tecnologia coloca a China e os Estados Unidos em conflito. Atualmente, o 5G é desenvolvido por poucas empresas. Entre elas, a chinesa Huawei, a quem o presidente Donald Trump acusa de espionagem e de ser um risco para a segurança dos dados dos usuários. A companhia chinesa nega.

Últimas notícias
Human Rights

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economy

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Health

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
General

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
General

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
General

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo