Impostos de importação para vacinas contra Covid-19 são zerados

Decisão é da Câmara de Comércio Exterior

Published on 17/09/2020 - 15:50 By Anna Luisa Praser - Brasília

Até o dia 30 de outubro, continuam zerados os impostos de importação de uma série de produtos voltados ao combate da Covid-19. O Ministério da Economia publicou a extensão da medida no Diário Oficial desta quinta-feira. Inicialmente a medida terminaria no fim de setembro. Além disso, o órgão também incluiu, na lista dos itens beneficiados, vacinas contra a doença.

Desde o começo da pandemia, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, tem reduzido ou retirado a taxação sobre diversos produtos e, de tempos em tempos, essa redução passa por uma revisão.

Ao comunicar a retirada de taxação da vacina, a Camex está considerando que a importação de imunizantes comece a partir do mês que vem. Seriam 30 milhões de doses prontas para serem distribuídas já este ano.

Há duas semanas, os técnicos do Ministério da Saúde comentaram sobre a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. De acordo com eles, os primeiros lotes do imunizante começariam a ser distribuídos no Brasil em dezembro e a vacinação, de fato, seria a partir de janeiro.

Para janeiro e fevereiro de 2021, a previsão é que o país receba mais de 80 milhões de vacinas. Todas essas doses vão ser envasadas no Brasil.

O acordo do governo brasileiro com a Oxford e o AstraZeneca prevê também a transferência de tecnologia, para que a Fundação Oswaldo Cruz comece a fabricar vacinas contra a Covid-19. O Ministério da Saúde estima que, a partir de janeiro, a Fiocruz consiga produzir de 30 a 40 milhões de doses de vacinas por mês - o que poderia garantir a imunização dos brasileiros até meados do ano que vem. E a Fiocruz já considera também distribuir vacinas para os nossos vizinhos da América do Sul.

Os testes com a vacina da Oxford e Astrazeneca foram suspensos no início da semana passada devido a reações severas em um voluntário. Mas após verificação das entidades envolvidas, os testes foram retomados no último sábado. Por aqui, os ensaios clínicos recomeçaram nessa segunda-feira com a aprovação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Edition: Sumaia Villela

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo