Aumenta confiança do empresário do comércio com retomada da economia

CNC registrou 14,4% de alta em setembro, a maior desde abril de 2011

Published on 18/09/2020 - 15:02 By Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A flexibilização das medidas de distanciamento social trouxe otimismo para os empresários do comércio. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, registrou, neste mês de setembro, o terceiro resultado positivo seguido.

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (18), a alta, de 14,4%, foi a maior desde abril de 2011, quando a CNC começou a série histórica da pesquisa. Na comparação com setembro do ano passado, o Índice de Confiança caiu 23,1%.

Em setembro, o indicador registrou crescimento em todos os itens pesquisados, sendo que o maior avanço foi referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais. Foi o segundo resultado positivo seguido, depois de cinco meses de quedas intensas. Ainda assim, o indicador está 41,5% atrás do nível verificado em setembro de 2019.

Em relação à economia, os empresários do comércio se mostraram 65,6% mais satisfeitos do que em agosto, o maior percentual positivo da pesquisa, após queda intensa nos três primeiros meses da pandemia de covid-19.

O índice que mede as intenções de investimento também acumulou a segunda alta mensal consecutiva, puxada pelo aumento da intenção de contratação de funcionários.

A economista da CNC e responsável pela pesquisa, Izis Ferreira chama a atenção para o aumento da proporção de empresários do varejo, que afirmaram ter pretensão de aumentar o quadro de funcionários em setembro. A intenção de contratar pelo comércio avançou em todas as regiões do País. Mais da metade dos comerciantes já pretendem fazer contratações, um quadro que se reverteu rapidamente nos últimos dois meses.

 

 

Edition: Lana Cristina

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo