Governo do DF recorre de decisão judicial sobre volta às aulas

Para Ibaneis Rocha, muitos fatores precisam ser avaliados

Published on 27/10/2020 - 15:03 By Anna Luisa Praser - Brasília

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal recorreu da decisão da Justiça, de ter que reabrir escolas públicas já em novembro desse ano. O recurso foi apresentado nessa segunda-feira (26).

O governador do DF, Ibaneis Rocha, chegou a comentar sobre a determinação emitida pela Vara da Infância e da Juventude, atendendo a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

De acordo com o chefe do executivo do DF, são muitos fatores que precisam ser avaliados antes de reabrir as escolas públicas.

O Sinpro-DF – sindicato dos professores - também se manifestou sobre o tema. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a diretora da entidade, Rosilene Corrêa, disse que a categoria foi surpreendida com a decisão.

Esse é mais um capítulo no imbróglio da retomada das aulas presenciais na capital federal e regiões administrativas do Distrito Federal. Desde março, quando as aulas foram suspensas, o DF vem vivendo uma fase de incertezas quanto ao retorno.

A primeira previsão foi ainda em maio, mas por resistência de profissionais da educação e famílias, foi adiada para julho. Um calendário de reabertura das escolas a partir do dia 31 de agosto chegou a ser divulgado.

No entanto, esse planejamento foi suspenso e o próprio governo do Distrito Federal admitiu não ter condições de garantir a segurança de alunos e professores. A questão parecia pacificada quando no início de outubro o GDF bateu o martelo e o secretário de Educação, Leandro Cruz, anunciou que as aulas presenciais só retornariam mesmo em 2021.

Mas agora, o GDF volta à queda de braço judicial para garantir que a reabertura das escolas seja uma decisão administrativa e não judicial.

 

Edition: Joana Lima

Últimas notícias
Economy

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economy

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
General

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Human Rights

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economy

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
General

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo