Votações da Câmara ficam para novembro

Presidente da Casa faz apelo para que parlamentares desobstruam pauta

Published on 27/10/2020 - 20:03 By Kariane Costa - Brasília

Ficou pra novembro a próxima sessão da Câmara. O motivo: os deputados não registraram presença e a pauta de votações foi suspensa.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia, até tentou, fez um apelo para que os partidos da base do governo acabassem com a obstrução, mas não teve sucesso.

De um lado os parlamentares da base aliada não chegam a um acordo sobre a instalação da Comissão Mista de Orçamento, colegiado que discute temas como salário mínimo, por exemplo.

Por outro lado, os partidos da oposição pressionam para votar a medida provisória que diminuiu o auxílio emergencial para R$300 e querem tentar reverter o valor para R$600 até o final do ano.

Diante do impasse, Rodrigo Maia chegou a afirmar que considera pautar a MP do auxílio como uma alternativa para acabar com a obstrução.

Em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (27), ele foi questionado sobre a discussão em torno da vacina contra à covid-19. O presidente da Câmara dos Deputados defendeu que o governo e o Congresso Nacional achem um caminho para resolver o impasse, sem deixar a decisão nas mãos do judiciário.

Rodrigo Maia disse ainda que pode ser inevitável uma convocação do Congresso durante o recesso parlamentar, em janeiro, para garantir a votação da chamada PEC Emergencial. Essa proposta define as regras para o teto de gastos, medidas do Pacto Federativo e ainda a criação do Renda Cidadã, programa que deve substituir o Bolsa Família.

Edition: Joana Lima

Últimas notícias
Politics

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economy

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Health

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo