Sinovac Biotech diz que incidente no Brasil não tem relação com vacina

Afirmação foi feita depois de suspensão dos testes pela Anvisa

Published on 10/11/2020 - 12:34 By Paloma Varón, da Rádio França Internacional - Paris

A Agência de Vigilância Sanitária suspendeu os testes clínicos da vacina experimental chinesa contra o coronavírus após um grave incidente observando em um voluntário, mas o laboratório chinês disse, nesta terça-feira (10), que está confiante na segurança de seu produto.

A suspensão da Coronavac ocorreu no mesmo dia em que a gigante norte-americana Pfizer anunciou que sua vacina contra o coronavírus havia alcançado 90% de eficácia.

A Anvisa decidiu interromper os ensaios clínicos da vacina após um grave incidente no Brasil, ocorrido no dia 29 de outubro. Ela não detalhou o que aconteceu, mas adiantou que, nesse tipo de incidente, pode ocorrer morte, efeitos colaterais fatais, incapacidade grave e outros eventos clinicamente significativos.

O Isntituto Butantan, que coordena os testes com a Coronavac no Brasil, disse que ficou surpreso com a decisão e deve dar uma coletiva de imprensa ainda hoje.

Em nota, o laboratório chinês Sinovac Biotech, que produz a Coronavac, disse que o incidente em questão no Brasil não tem relação com a vacina.

As vacinas candidatas Pfizer e Sinovac estão na fase 3 de testes, a última antes de receber o sinal verde das autoridades regulatórias.

Ambas estão sendo testadas no Brasil, o segundo país mais enlutado com a pandemia, com mais de 162 mil mortes.

 

Ouça Mais

Anvisa suspende estudos clínicos com a Coronavac

Coronavac: Anvisa autoriza compra de insumos para 40 milhões de doses

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da Coronavac

Anvisa recebe solicitação de pesquisa para vacina russa Sputnik V

CNS recomenda medidas para garantir vacina contra coronavírus

Pfizer diz que vacina contra covid-19 é 90% eficaz

Pesquisadores do Ceará estudam vacina veterinária contra Covid-19

 

Últimas notícias
General

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
General

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economy

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justice

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo