"Vacinação obrigatória é constitucional", defende Aras

Apesar da grande espera pela vacina, há quem questione obrigatoriedade

Published on 26/11/2020 - 12:32 By Maira Heinen - Brasília

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, defendeu que a vacinação obrigatória é constitucional. Ele se manifestou numa ação do PTB no Supremo Tribunal Federal, questionando uma possível imposição. Para Augusto Aras, a obrigatoriedade é válida em determinados contextos. A imunização é muito aguardada por grande parte da população, mas há uma parcela que questiona a obrigatoriedade da vacina.

 

Para o infectologista Hemerson Luz, a imposição pode não ser a melhor saída, mas é preciso mostrar a importância da vacinação para a sociedade. "É muito complicado estabelecer uma obrigatoriedade, mas as campanhas devem ser intensificadas para mostrar para a população a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possível. Se todos participarem, estarão contribuindo para que tudo volte ao normal o quanto antes".

 

Segundo Aras, há situações imprevisíveis e de grandes proporções que exigem do poder público a adoção de medidas impositivas, direcionadas ao bem comum, como no caso da pandemia. O procurador-geral da República  também se manifestou numa ação ajuizada pelo PDT, sobre a competência da União em definir a obrigatoriedade da vacina. Na opinião de Augusto Aras, compete à União definir a obrigatoriedade ou não da vacinação, e que este assunto não está nas atribuições de governos estaduais. No entanto, Aras sustentou que os estados podem tornar obrigatória a  imunização, caso demonstrem que os critérios adotados pelo Ministério da Saúde não atendem à realidade do estado.


 

Últimas notícias
International

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Human Rights

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Human Rights

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo