Brasil criou 394 mil novas vagas de emprego formal em outubro

Setor que mais criou vagas foi o de serviços, mais de 156 mil

Published on 26/11/2020 - 14:08 By Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Brasil criou, em outubro, 394 mil novas vagas de emprego formal. É o maior número de novas vagas para um único mês de toda série histórica do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, iniciada em 1992. Apesar do resultado, ainda não foi possível recuperar a queda nos empregos durante os quatro primeiros meses da pandemia da Covid-19. 

Os dados do Caged, divulgados nesta quinta-feira (26), mostram que o número total de empregos formais ativos no Brasil está em 38 milhões e 628 mil carteiras assinadas, cerca de 1,5% abaixo de outubro de 2019.

No acumulado do ano, o país fechou mais de 171 mil postos de trabalho com carteira assinada. O total de vagas fechadas já é menor do que os anos de 2015 e 2016. O ministro da Economia, Paulo Guedes comemorou os dados de outubro e espera terminar 2020 com o mesmo número de empregos do início do ano.

O setor que mais criou postos de trabalho em outubro foi o de serviços: mais de 156 mil, seguido pelo setor do comércio. Porém, no acumulado de janeiro a outubro, serviços e comércios ainda acumulam um saldo negativo, já a Indústria, Agropecuária e Construção Civil registram saldos positivos de criação de empregos em 2020.

Todas as regiões e estados brasileiros criaram mais vagas do que fecharam em outubro, com destaque para Santa Catarina. Aílton Antônio de Oliveira, técnico de automação, perdeu o trabalho na pandemia e recentemente foi convidado para um emprego em São Paulo.

No acumulado do ano, há 12 unidades da federação que fecharam mais postos de trabalho do que abriram, com o Rio de Janeiro na pior posição. Foram fechadas mais de 166 mil vagas no estado fluminense neste ano.

Outros 15 estados acumulam saldo positivo na criação de vagas, com Santa Catarina, Paraná e Pará, liderando a lista. 

 

Edition: Joana Lima

Últimas notícias
General

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
General

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economy

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justice

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo