Cartilha orienta migrantes e refugiados contra golpes financeiros

Published on 26/11/2020 - 14:56 By Bianca Paiva - Brasília

Entender como funcionam o sistema financeiro e as transações bancárias do Brasil é um desafio para migrantes e refugiados. Como abrir uma conta, receber e enviar dinheiro do exterior, quais os meios de pagamento do país, por exemplo. Salsabil Matouk é da Síria e sabe bem dessas dificuldades.

Diante da necessidade de orientar financeiramente migrantes e refugiados, foi criada, em 2019, uma cartilha pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Banco Central. Nesta quinta-feira (26), foi lançada a sua s3ª versão, com novas atualizações, entre elas, o Pix,istema de pagamento instantâneo e a cédula de R$200.

A publicação traz também informações sobre operações de câmbio, como obter crédito e ainda orientações para que os estrangeiros não sejam vítimas de golpes.

O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Costa de Moura, destaca mais novidades.

Para Lígia Neves, diretora do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça, a cartilha é mais uma medida para promover a integração financeira de migrantes e refugidos e até de brasileiros.

Segundo o chefe da Missão da OIM, Organização Internacional para Migrações do Brasil, Stéphane Rostiaux, a inclusão econômica é fundamental para a autonomia financeira dos migrantes e refugiados.

A 3ª edição da cartilha com informações financeiras para migrantes e refugiados estará disponível em cinco idiomas: inicialmente português, espanhol e inglês e depois frânces e árabe. O material será distribuído pela Organização Internacional para as Migrações e o Acnur, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que também colaboraram com a produção da cartilha.

Edition: Joana Lima

Últimas notícias
Health

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
International

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo