Número de tiroteios na Região Metropolitana do Rio caiu em 2020

Published on 11/01/2021 - 16:58 By Solimar Luz - Rio de Janeiro

Levantamento da plataforma Fogo Cruzado divulgado nesta segunda-feira (11) aponta que os tiroteios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro diminuíram em 2020.  Foram registrados 4.589 disparos de arma de fogo contra 7.368 em 2019.

Ao longo de todo o ano passado, 1.795 pessoas foram baleadas, sendo que 896 morreram e 899 ficaram feridas. Em comparação com 2019, o número de óbitos nos tiroteio caiu  41%, e o de feridos 34%.

O relatório do Fogo Cruzado revela ainda que, proporcionalmente, apesar dos números terem diminuído em relação a 2019, a violência se fez presente no dia a dia da Região Metropolitana do Rio em 2020. Nem as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19 foram capazes de conter este que já se tornou um problema crônico no estado.

A violência não poupou sequer as crianças:  22 foram baleadas no ano passado, contra 24 em 2019. O número de morte entre as crianças subiu de sete para oito no período. Entre os adolescentes, dos 40 atingidos por disparos de armas de fogo, 18 não resistiram aos ferimentos.

O pesquisador Daniel Hirata, da Universidade Federal Fluminense, lembra que o ano de 2020 foi marcado pela diminuição das operações policiais no estado, o que pode ter contribuído para a queda de mortes em comunidades cariocas. No período, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão dessas ações durante a pandemia. 

De acordo com o levantamento da plataforma Fogo Cruzado, o trabalho de ajuda à população carente, feito por voluntários durante a pandemia, não ficou imune à violência armada, e foi interrompidos diversas vezes por confrontos registrados nas comunidades.

Últimas notícias
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
International

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo