PF cumpre 11 mandados de busca e apreensão em nova etapa da Lava Jato

Alvo é organização criminosa suspeita de fraudar licitações

Published on 12/01/2021 - 11:28 By Raquel Junia - Rio de Janeiro

Em mais uma etapa da Lava Jato, uma operação da Polícia Federal em cooperação com o MPF e a Receita Federal cumpre nesta terça-feira (12) 11 mandados de busca e apreensão. Os alvos são integrantes de uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações da Petrobrás e subsidiárias. Expedidos pela 13ª Vara Federal em Curitiba, os mandados estão sendo cumpridos em endereços da capital federal, além de São Luís do Maranhão, Angra dos Reis – na costa verde fluminense, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, durante as investigações da Operação Lava Jato, foi identificado que a organização fraudava licitações mediante o pagamento de propina a altos executivos da Petrobras e da Transpetro em valores que ultrapassaram R$ 12 milhões.

As empresas são consideradas vítimas da organização criminosa, que teria atuado entre 2008 e 2014. Um diretor da Transpetro é apontado por envolvimento no esquema, que consistia também em várias operações de lavagem de capitais para ocultar a origem ilícita dos valores movimentado. O principal meio para ocultar as propinas era a aquisição de obras de arte, além de transações imobiliárias.

As operações consistiam na compra de peças valiosas com a realização de pagamento de quantias ‘por fora’. Tanto o comprador, quanto o vendedor emitiam notas fiscais e recibos, mas declaravam à Receita Federal valores bem menores do que os praticados em leilões de Galerias de Arte, com diferenças que variaram de 167 a 529%.

Ainda de acordo com a  Polícia Federal, em operação anterior, na residência de um dos investigados, foram encontradas obras de arte que apresentavam variações significativas entre o preço de aquisição declarado e o valor de mercado, em patamares de até 1.300% de diferença.

Os alvos dos mandados de busca de apreensão estão sendo investigados pelos crimes de corrupção, fraudes licitatórias, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Últimas notícias
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Human Rights

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
General

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Education

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justice

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo