Bolsonaro envia carta ao novo presidente dos EUA, Joe Biden

Presidente afirma que há interesse em acordo de livre comércio

Published on 20/01/2021 - 21:40 By Victor Ribeiro - Brasília

Depois da posse de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro divulgou nas redes sociais uma carta que enviou para o novo colega.

No documento de três páginas, Bolsonaro parabenizou Biden e ressaltou que Brasil e Estados Unidos têm um longo histórico de fraternidade. Destacou os países como as duas maiores democracias do mundo, que compartilham valores de respeito às liberdades fundamentais e ao Estado de Direito.

Sobre a área econômica, Jair Bolsonaro escreveu que tem interesse em um amplo acordo de livre comércio com os Estados Unidos. O presidente disse que, no cenário internacional, o Brasil está pronto para cooperar com os norte-americanos, inclusive no âmbito de organismos multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio.

Quanto à entrada do Brasil na OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Bolsonaro afirmou que conta com o apoio de Biden. O antecessor dele, Donald Trump, não priorizou a entrada do Brasil na OCDE.

O presidente brasileiro também comentou sobre meio ambiente. Escreveu que conta com a parceria dos Estados Unidos a favor do desenvolvimento sustentável, da proteção da natureza, em especial da Amazônia, e no enfrentamento ao aquecimento global.

Ao encerrar a carta, Jair Bolsonaro desejou êxito e votos da mais alta estima e consideração ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo