Vítimas de escalpelamento têm oportunidade de empreender

MPT no Pará vai oferecer cursos de capacitação online

Published on 22/01/2021 - 12:22 By Nelson Lin - São Paulo

O Ministério Público do Trabalho junto a diversas entidades assistenciais irá oferecer cursos de capacitação online de empreendedorismo a mulheres e jovens vítimas de escalpelamento do estado do Pará.

Esse tipo de acidente ocorre quando o couro cabeludo é arrancado da cabeça. Uma realidade presente na região amazônica onde a população ribeirinha utiliza os barcos como principal meio de transporte; e as mulheres e jovens se acidentam com os motores descobertos dos barcos.

De acordo com levantamento do MPT, somente no Pará foram mapeados mais de 400 casos de escalpelamento. Uma das entidades que auxilia as mulheres vítimas é o Espaço Acolher e que está junto ao MPT neste projeto. A assistente social do espaço, Maria Luzia de Matos falou que a rotação do motor do barco é tão rápida que as vítimas não percebem o que ocorreu.

E após o acidente, as mulheres tem dificuldade de retornar ao trabalho rural por estarem com a cabeça descoberta, conforme explica Maria Luzia. O grupo de apoio e trabalho de ajuda às vítimas de escalpelamento existe desde 2007; e, de acordo, com a procuradora Tatiana Amormino, em uma pesquisa foi identificado o desejo de vítimas de ter o seu próprio negócio.

A princípio serão oferecidas 50 vagas nessa capacitação de empreendedorismo. Os detalhes do projeto como duração do curso e inscrições ainda estão sendo e devem ser divulgados em breve pelo MPT do Pará e as entidades parceiras.

Além desse projeto de capacitação, a procuradora enfatiza a importância da prevenção, de instalação de proteção de eixos do motor e de campanhas de conscientização para que ocorram cada vez menos acidentes.

Edition: Joana Lima

Últimas notícias
Justice

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politics

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Politics

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Sports

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Health

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
International

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo