Peças de matriz africana são doadas definitivamente para museu no RJ

Objetos do candomblé e umbanda foram apreendidos pela polícia até 1945

Published on 22/01/2021 - 18:58 By Tatiana Alves - Rio de Janeiro

519 peças de religiões de matriz afro-brasileira serão doadas de forma definitiva ao Museu da República, no Catete, Zona Sul da capital fluminense. Um dia após o Brasil celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a doação das relíquias.

Todos os objetos sagrados para praticantes do candomblé e da umbanda foram apreendidos pela polícia entre os anos de 1889 e 1945, época em que o Código Penal legitimava a intolerância religiosa.

Após anos encaixotadas no Museu da Polícia Civil, as peças foram levadas em setembro para o Museu da República, como um “empréstimo”.

A liberação da coleção era um pedido antigo de lideranças religiosas, por intermédio do movimento “Liberte Nosso Sagrado”.

Na coleção, tombada pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, há instrumentos musicais, imagens de orixás, acessórios de vestuário, fios de contas, peças representando flechas e espadas, entre outros objetos sagrados. No acervo, há uma peça rara:  um conjunto de elementos sagrados dedicado a Exú, orixá mensageiro entre os seres humanos e as divindades.

Em nota, o Iphan afirma que este foi o primeiro acervo tombado pelo órgão, em 1938, um ano após a criação do Instituto.

Não se sabe o ano e a localidade em que as peças foram produzidas, pois durante as apreensões estas informações não eram colhidas. Também são desconhecidos os terreiros de onde as peças foram tiradas, mas tudo indica que são do Rio de Janeiro.

Embora a Constituição Federal de 1891 tenha determinado que o Estado brasileiro se tornou laico e com liberdade de religião, artigos do Código Penal foram usados para justificar a repressão a práticas religiosas, o confisco dos objetos e a prisão dos praticantes dos cultos de matriz africana.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Education

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
General

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
General

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Human Rights

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
General

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo