RJ: Polícia e Conselho de Enfermagem têm estratégia contra fura-filas

Cruzamento de dados via CPF está entre as medidas

Published on 26/01/2021 - 16:59 By Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Civil e Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro definiram uma estratégia para fiscalizar irregularidades no processo de imunização contra a Covid-19 e investigar desvios de vacinas no estado. A intenção é garantir que os grupos prioritários de fato recebam as doses iniciais, evitando, assim, os fura-filas.

Para isso, ficou definido, em reunião realizada nesta segunda-feira, o cruzamento de dados via CPF de todos que receberem as doses. Também foi acertado o alinhamento dos responsáveis técnicos das instituições em relação a abusos e privilégios e a necessidade de documentação e encaminhamento dos casos à autoridade policial.

No encontro, várias denúncias foram entregues. A presidente do Conselho de Enfermagem, Lilian Behring, disse que as irregularidades são de toda ordem, desde desvios até casos de autoridades que levam a família para se imunizar.

Ainda segundo a presidente do Coren do Rio de Janeiro, o controle vai evitar o desabastecimento, uma vez que cada CPF estará relacionado a duas doses da vacina.

Para o delegado Thales Nogueira, os relatórios vão permitir um controle maior sobre a destinação das vacinas, já que a polícia vai receber as informações sobre a quantidade de doses em estoque, além do número de pessoas imunizadas. Com os dados, será possível evitar os desvios.

O delegado informou que a pena para infração de medida sanitária, é de prisão até um ano de prisão. Os desvios também podem resultar em crimes mais graves, com detenção de até 12 anos.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
General

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justice

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo