Aprovado leilão de frequências do 5G pela Anatel

TCU analisa preço dos lances dos blocos que serão leiloados

Published on 26/02/2021 - 13:59 By Beatriz Albuquerque - Brasília

O edital para o leilão de frequências do 5G foi aprovado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e agora segue para o TCU - Tribunal de Contas da União, que vai analisar o preço dos lances dos blocos que serão leiloados. Para que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre, é preciso que essa avaliação aconteça em até 50 dias.

Durante coletiva na manhã desta sexta-feira (26), o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirmou que o 5G é um marco para o desenvolvimento do país, especialmente para as empresas e indústrias que podem usar a nova tecnologia para melhorar sua produtividade e performance.

Para ele, conectar a cadeia produtiva é um grande ganho e deve impactar positivamente na economia. O 5G é a geração das redes de comunicação móvel e promete velocidade até 20 vezes superior ao 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. 

O edital oferece quatro frequências. As empresas compram o direito de usá-las para oferecer seus serviços. Como não se trata de um leilão arrecadatório, parte do valor será usada para levar internet para áreas sem conexão, como cidades pequenas e rodovias, por exemplo. 

A expectativa é que a tecnologia chegue para os usuários de telefonia móvel das grandes cidades até final de julho de 2022.

Edition: Joana Lima

Últimas notícias
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo