Insumo para mais de 12 milhões de doses de vacina chega hoje ao Rio

Vacina será produzida na Fiocruz e distribuída para todo o país

Published on 27/02/2021 - 15:29 By Lígia Souto - Rio de Janeiro

Uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), suficiente para a produção de mais de 12 milhões de doses da vacina contra a covid-19 chega neste sábado (27) ao Rio de Janeiro. A previsão é que o insumo desembarque por volta das 18h no Aeroporto Internacional do Galeão.

Da base aérea, a matéria-prima segue para a Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, na zona norte carioca.
De acordo com a Fiocruz, o ingrediente será suficiente para completar a produção de 15 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, previstas para o mês de março.
O primeiro lote do IFA chegou à Fiocruz no último dia 6, em quantidade suficiente para a fabricação de 2,8 milhões de doses, que já estão sendo processadas.
A Fundação Oswaldo Cruz explicou que após o deferimento do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações.
Antes, no entanto, as doses passam por um processo que inclui a retirada de amostras de todos os lotes, e encaminhamento para análise de controle de qualidade para garantir a segurança e eficácia. Após o resultado, as vacinas são liberadas para entrega a todos os estados brasileiros.

Últimas notícias
General

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Human Rights

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Human Rights

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Human Rights

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Education

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Education

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo