Moraes nega pedido de suspensão de processo de impeachment de Witzel

Governador afastado deve ser interrogado nesta quinta-feira

Published on 06/04/2021 - 11:21 By Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou pedido do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para suspender seu processo de impeachment. Com isso, está mantida a previsão de que Witzel seja interrogado nesta quinta-feira (8), um dia depois do ex-secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, que é um dos principais acusados de envolvimento no esquema de desvios de recursos, que motivou a abertura do procedimento.

A partir daí o processo entra em sua fase conclusiva, com a apresentação das alegações finais da defesa e da acusação, a leitura do voto do relator e a votação da casa.

A defesa de Witzel apresentou uma reclamação ao STF, alegando que o governador afastado será ouvido sem ter acesso a todas as provas do processo, já que não pode visualizar na íntegra o acordo de colaboração premiada feito entre o ex-secretário estadual de Saúde e a Procuradoria-Geral da República.

O ministro Moraes considerou, no entanto, que a garantia da ampla defesa alcança apenas as provas que dizem respeito ao investigado ou a fatos imputados a ele diretamente. Logo, Witzel tem direito a acessar apenas os documentos da delação que se referem a ele, sob risco de quebra de sigilo, caso seja liberada a íntegra do acordo.

O governador afastado corre risco de ser removido definitivamente do cargo por causa dos escândalos envolvendo as contratações emergenciais para combater a pandemia de covid-19, que levaram a denúncias de outros esquemas na área da saúde. Paralelo ao processo de impeachment, Wilson Witzel também responde pelas acusações na seara criminal, o que acarretou seu afastamento temporário do cargo.

Edition: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Últimas notícias
General

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Politics

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
General

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justice

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economy

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo