MP do Rio determina à Cedae melhorias no complexo Imunana-Laranjal

Published on 08/04/2021 - 17:43 By Solimar Luz, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro e o Inea-Instituto Estadual do Ambiente devem apresentar à Justiça dados que comprovem a adoção de medidas para melhorar a qualidade socioambiental da bacia onde está localizado o Complexo de captação e tratamento de água Imunana-Laranjal. A decisão atende um pedido do Ministério Público do Estado, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente.

Ainda de acordo com a determinação da Justiça, a Cedae deverá apresentar, no prazo de 30 dias, projeto de reflorestamento na denominada "Área 1", devendo incluir o plantio e a manutenção de todas as mudas pelo prazo mínimo de quatro anos.

O Complexo Imunana-Laranjal abastece com água mais de um milhão e meio de consumidores da ilha de Paquetá, na capital, e das cidades de Maricá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana.

A questão ambiental é mais uma da série de problemas que os clientes da Cedae enfrentam. O pior deles tem sido a falta de qualidade da água, que chega à torneiras com gosto e cheiro de terra,além da cor turva. A moradora do Grajaú, na zona norte carioca, Roberta Bicalho, diz que este é um problema recorrente.

Como medida paliativa, entrou em operação nesta quarta-feira um novo sistema de bombeamento do Rio Guandu, para diminuir a quantidade de geosmina, substância que altera tanto o gosto quanto a cor da água.

De acordo com a Companhia, o aumento da vazão do rio para a Lagoa Grande, que também compõe o sistema de captação da Estação de Tratamento do Guandu, vai reduzir os fatores que contribuem para a concentração das algas responsáveis pela produção da geosmina, que se proliferam com mais rapidez quando há calor.

A Cedae alerta, no entanto, que a manobra não resolverá o problema de maneira definitiva. Mas há uma esperança com a obra de proteção da tomada de água da Estação de Tratamento, que deve ser licitada no dia 1º de junho. A obra tem investimento previsto de 132 milhões de reais, e duração de 24 meses.

Sobre a decisão da Justiça, a reportagem entrou em contato com a CEDAE, mas ainda não teve uma resposta. Já a Assessoria do INEA, informou que as informações ainda estão sendo apuradas.

Edition: Vitoria Elisabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo