Fundação Renova apresenta dados sobre recuperação do Rio Doce

Published on 14/04/2021 - 16:23 By Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma expedição realizada ao longo do Rio Doce mostra os resultados do trabalho de redução dos impactos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Hoje, a água do Rio Doce já apresenta, em alguns pontos, a mesma qualidade de antes do rompimento da barragem, em dezembro de 2015.

É o que garante a Fundação Renova, responsável pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Segundo a gerente de Programas Socioambientais da Fundação Renova, Juliana Bedoya, a água já pode até voltar a ser consumida, depois de passar por tratamento convencional.

Para apresentar dados sobre a recuperação do rio, a fundação apresentou nesta quarta-feira, os resultados da Expedição Rio Doce. Mais de 1 milhão e meio de fotos, estão à disposição no portal da fundação, na internet, para quem quiser visualizar. As imagens foram captadas em pontos de mais de 600 quilômetros do rio, entre Mariana e Linhares, no Espírito Santo.

A fundação também publicou no site o Boletim das Águas, com dados simplificados.

Edition: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Human Rights

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justice

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politics

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Politics

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Sports

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo