Invalid Scald ID.

STF mantém decisão para abertura de CPI da covid-19

Barroso havia determinado a criação em resposta a mandado de segurança

Published on 14/04/2021 - 17:49 By Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quarta-feira (14), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do governo federal diante da pandemia de covid-19 e do colapso da saúde no estado do Amazonas. A decisão foi por 10 votos a 1.

A Corte julgou um pedido dos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, os dois do Cidadania, por meio de um mandado de segurança. O advogado dos parlamentares, Gustavo Ferreira Gomes, defendeu que a abertura de CPI é um direito das minorias políticas.

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, também se manifestou favorável à abertura da comissão.

O relator Luís Roberto Barroso começou o voto rebatendo críticas feitas a ele e ao Supremo, na semana passada, após a decisão de autorizar a instalação da CPI da Covid.

Barroso afirmou que o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar cumpria todas as regras definidas na Constituição.

A regra no Supremo Tribunal Federal é que mandado de segurança deve ser julgado apenas pelo relator. Mas, na semana passada, após tomar a decisão, Barroso submeteu o caso ao plenário. No julgamento desta quarta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello criticou essa atitude e foi o único a não acompanhar o relator.

Nesta terça-feira o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, cumpriu a decisão de Luís Roberto Barroso e leu em plenário o requerimento de criação da CPI da Covid. Pacheco adicionou a atribuição de investigar a destinação de repasses do governo federal para estados e municípios.

Edition: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Sports

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Human Rights

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo