Pais devem monitorar escolha de plataforma de aulas online por escolas

Especialista alerta para falhas de segurança e exploração de dados

Published in 14/04/2021 - 18:48 By Luísa Câmara - Estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

Um susto no meio da aula online. Foi o que aconteceu na semana passada com estudantes do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 11, em Taguatinga, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Durante a aula, os alunos foram surpreendidos com a exibição de um vídeo pornográfico após a entrada, na sala virtual, de três perfis desconhecidos.

A Secretaria de Educação do DF lamentou o episódio e orientou os envolvidos a prestarem queixa do crime.

Rafael Zanatta, especialista em segurança cibernética, explica como ocorre esse tipo de ataque, conhecido como bombardeamento de plataformas.

Segundo Zanatta, é importante que os pais fiquem atentos à segurança dos filhos no ambiente online. Além de acompanhar as aulas sempre que possível, é preciso monitorar o processo de escolha das plataformas digitais pela escola.

A mãe e servidora pública Marli Mesquita conta que se preocupa com o acesso dos filhos para evitar a exposição deles a conteúdos impróprios.

Além de monitorar as crianças e estabelecer limites dos pequenos na internet, é importante proteger os equipamentos digitais, instalando firewalls, que são programas que criam uma barreira contra a entrada de conteúdos perigosos, e antivírus, que podem ser baixados gratuitamente em lojas de aplicativos.

 

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edition: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Health

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Health

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Health

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
International

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo