Decisão judicial suspende decretos, mas Rio mantém restrições

Published on 21/04/2021 - 14:30 By Raquel Júnia, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Todas as medidas restritivas para evitar a propagação do coronavírus seguem, por enquanto, mantidas no Rio de Janeiro. A decisão desta terça-feira do Tribunal de Justiça do Rio, que suspendeu os decretos municipais de enfrentamento da pandemia, gerou dúvidas sobre a continuidade de regras, como o escalonamento de horários para os diferentes setores produtivos e o funcionamento de bares e restaurantes para além de nove da noite.

No entanto, segundo a Procuradoria Geral do Rio, ainda não houve a notificação desta decisão e a legislação municipal segue em vigor normalmente. A Procuradoria já adiantou também que vai recorrer.

O decreto atual, que mantém proibidas a permanência nas praias, a realização de eventos e festas de qualquer natureza e o funcionamento das casas de shows, foi prorrogado pela Prefeitura até o próximo dia 27.

Em sua decisão, a juíza Regina Lucia Chuquer, da 6ª Vara de Fazenda Pública, concedeu uma liminar em ação popular proposta pelo deputado estadual Anderson Moraes, do PSL contra a Prefeitura. A ação alega que os decretos violam direitos fundamentais da população.

A magistrada considerou que o prefeito Eduardo Paes invadiu competência constitucional do Poder Legislativo e tratou de matéria de liberdade individual ao prever a suspensão do direito fundamental de ir e vir dos cariocas. Para a juíza, os decretos expedidos por Eduardo Paes são inconstitucionais.

A disputa judicial ocorre no momento mais grave da pandemia no Rio de Janeiro. Nesta semana, a capital fluminense bateu mais um recorde na média móvel com 282 óbitos. Os piores patamares da crise sanitária haviam sido verificados em junho de 2020, mas estão sendo superados desde o dia primeiro de abril deste ano.

No sentido contrário, uma outra decisão do TJRJ, também desta semana, reconheceu a gravidade da situação e estabeleceu um prazo de 24 horas para que tanto o estado, quanto o município, informe à justiça sobre o cronograma de abertura de novos leitos para tratamento de pacientes com covid-19, além de todas as medidas adotadas para suprir as unidades de saúde dos insumos necessários ao tratamento da doença, como o kit intubação. A determinação atendeu a um pedido da Defensoria Pública do Estado.

Edition: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Politics

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economy

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Health

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo