Universo: Há 60 anos um americano chegou ao espaço e avistou a Terra

Alan Shepard foi ao espaço logo após o lançamento de Yuri Gagarin

Published on 05/05/2021 - 08:16 By Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O globo terrestre em preto e branco. Mas, ainda assim uma “bela vista”. Foi o que o primeiro americano enviado ao espaço conseguiu ver, há 60 anos, em 5 de maio de 1961. Os soviéticos já tinham realizado uma missão tripulada em abril daquele ano, mas os Estados Unidos souberam aproveitar melhor que os pioneiros o poder midiático.

O lançamento do voo espacial humano Mercury Redstone 3 foi transmitido pela televisão e atraiu a atenção de milhões de pessoas. 23 dias depois do russo Yuri Gagarin dar uma volta na órbita do planeta Terra, a Nasa enviou ao espaço o norte-americano Alan Shepard, de 37 anos.

A missão Freedom 7 deixou a estação de Cabo Canaveral, na Flórida, às 9h34. A cápsula alcançou uma altitude de mais de 180 mil quilômetros da superfície terrestre. O voo durou apenas 15 minutos e 22 segundos. Tempo bem menor que a viagem dos russos que foi de 1h48.

A missão inaugural do programa de voo espacial humano da agência americana não chegou a passear pela órbita da Terra mas permitiu que o astronauta pudesse ficar aproximadamente cinco minutos na ausência de gravidade. Na prática, não foi possível flutuar dentro da espaçonave, não só pelo breve período, mas também por estar bem preso ao assento por questões de segurança.

A viagem do primeiro americano ao espaço foi considerada um sucesso. O programa Mercury realizou mais cinco lançamentos até 1963 com mais de 53 horas de voo. Depois disso, a Nasa investiu em outros projetos.

Depois da missão pioneira dos russos no espaço, mais de 500 pessoas, entre homens e mulheres, já tiveram a oportunidade de sair da Terra. Até então, as missões têm sido realizadas com caráter científico e tecnológico. A primeira viagem com turistas está prevista para o final deste ano.
 

Edition: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
International

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo