Milton Ribeiro destaca que mais de 77% das escolas possuem internet

Ministro falou em entrevista ao Conecta, da Voz do Brasil

Published on 05/05/2021 - 08:16 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Convidado do Conecta, um quadro especial da Voz do Brasil, programa especial em comemoração à Semana Nacional das Comunicações, foi o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele destacou o uso de tecnologias nas ações do governo federal para o ensino e para a transparência de recursos públicos. 

Para Milton Ribeiro, embora a aula presencial seja insubstituível, o ensino a distância é uma ferramenta essencial que tem impactado na vida dos estudantes. 

Segundo o ministro, o desafio do MEC é garantir conexão para o ensino remoto durante esse momento de pandemia causada pela covid-19.

Ações como o Programa Educação Conectada, que está presente em 77% das escolas estaduais e municipais, e a internet via satélite em escolas rurais foram destacadas por Milton Ribeiro. 

O ministro também falou sobre a distribuição de 150 mil chips com acesso à internet para estudantes do ensino superior de baixa renda. Já para as crianças de pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, foi desenvolvido o aplicativo Graphogame, que auxilia no processo de alfabetização, e já teve mais de 500 mil downloads.

Outro aplicativo citado é o Click Escola, que permite que a comunidade escolar possa verificar as principais informações financeiras da escola mais próxima de sua casa e como os recursos estão sendo usados.

 

Edition: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Human Rights

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
General

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Education

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo