AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

Published on 07/05/2021 - 21:43 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

A transmissão de doenças é um dos problemas que vem junto com as cheias dos rios no norte do país. Segundo o último relatório da Defesa Civil do Amazonas divulgado nessa semana, 22 municípios do estado estão em situação de transbordamento; 20 em emergência, três em alerta e oito em estágio de atenção devido à subida dos rios.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, apesar de alguns indicadores apresentarem redução no número de contaminados em comparação com o ano passado.

O gerente de doenças transmissíveis da fundação, Alexsandro Melo, explica que o órgão faz o monitoramento para evitar doenças como diarreia e hepatite A, por exemplo. Segundo o gestor, já foram doados mais de 1,5 milhão de frascos de hipoclorito, substância utilizada para fazer o tratamento da água para consumo humano.  Alexsandro Melo também destacou o risco de doenças transmitidas por animais.

Vale lembrar que os cuidados para evitar doenças também devem ser mantidos no momento em que as águas começam a baixar. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Nesta sexta-feira, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional desembarcaram em Manaus para apoiar ações de respostas às inundações ocorridas nas últimas semanas.

De acordo com o monitoramento realizado pelo governo federal, as bacias hidrográficas dos rios Negro, Solimões e Amazonas apresentam situação crítica, podendo atingir níveis maiores do que o esperado. O nível de água do Rio Negro em Manaus, por exemplo, está próximo do registrado em 2012, quando houve uma cheia histórica.

O Ministério do Desenvolvimento Regional informa que já repassou R$ 14 milhões para ações de combate aos efeitos das cheias em 11 municípios.

 

*Com produção de Michele Moreira.

Edition: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo