Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

Óleo atingiu mais de 250 praias do Nordeste em 2019

Published on 08/05/2021 - 14:17 By Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Três navios são apontados como suspeitos pelo derramamento de óleo nas praias do Nordeste, em 2019. As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Ainda segundo a Marinha, o óleo apareceu a 700 km da costa brasileira, em águas internacionais, e atingiu mais de 250 praias do Nordeste, além de localidades em outros estados como Pará e Rio de Janeiro.

Para a Marinha, fica evidente a necessidade de investimentos no monitoramento de navios que transitam em águas brasileiras ou nas proximidades.

Os problemas gerados pelo derramamento do óleo chegaram a ser tema de uma CPI na Câmara dos Deputados. Mas em abril, a CPI do óleo foi encerrada sem apresentar conclusões. A finalidade da Comissão era investigar as origens das manchas, avaliar as medidas que foram tomadas pelos órgãos competentes, apurar responsabilidades e propor ações para minimizar os danos sociais e ambientais.

Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, em nove estados nordestinos, 40,4% dos pescadores artesanais entrevistados no começo de 2020 relataram que estuários e manguezais próximos foram atingidos. 67,5% também relataram queda de renda por conta do petróleo nas praias. A redução da renda média entre os pescadores foi de 37,8%. Depois de mais de um ano de pandemia, não se sabe ainda o impacto da emergência sanitária sobre as famílias de pescadores já atingidas pelo óleo.

 

Edition: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Justice

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politics

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Politics

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Sports

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Health

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
International

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo