Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Published in 09/05/2021 - 13:57 By Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A maior parte do foguete Longa Marcha 5B, da China, se desintegrou ao reentrar na atmosfera da Terra e os destroços caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas, nesse sábado (8). Há relatos de visualização dos destroços do foguete no céu do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com Pequim, a maior parte da estrutura queimou ao reentrar na atmosfera.

O foguete decolou no fim de abril para colocar em órbita a estação espacial chinesa. Logo depois, perdeu o controle. A China planeja fazer pelo menos mais dez lançamentos até completar a estrutura da estação.

Não é a primeira vez que esse tipo de incidente ocorre. No ano passado, peças de outro foguete chinês caíram na Costa do Marfim, causando danos materiais.

Em março deste ano, o foguete Falcon 9, da empresa Space X, do bilionário Elon Musk, dos Estados Unidos, também ficou à deriva. Quase um mês depois, a maior parte do Falcon 9 queimou ao voltar à atmosfera, mas alguns destroços foram encontrados em uma fazenda em Washington.

 

Edition: Nadia Faggiani / Naitê Almeida

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Education

EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia

Na década que vai de 2010 a 2019, o número de matrículas no ensino superior particular no Centro-Oeste aumentou 13% nas carreiras ligadas ao agronegócio e 8% nos cursos de saúde e engenharia.

Baixar arquivo
Economy

Aprovada MP que amplia prazo de remarcação de serviços de turismo

Senadores aprovaram nessa quarta feira  a Medida Provisória  que amplia o prazo para remarcação e reembolso de serviços nos setores de turismo e cultura não realizados em 2020 e 2021 em virtude da pandemia da covid-19.

Baixar arquivo
Human Rights

Fórum Empresas com Refugiados é lançado para ajudar essa população

O Fórum Empresas com Refugiados, lançado nessa quarta-feira, pela Acnur - a Agência da ONU para Refugiados- e pela Rede Brasil do Pacto Global, foi criado para ajudar refugiados a ingressar no mercado de trabalho brasileiro.

Baixar arquivo
Segurança

Homícidios dolosos no Rio caem 9% em 2021

Os homicídios dolosos no estado do Rio de Janeiro caíram 9% nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com igual período de 2020. Foram 1.495 mortes, o menor valor para o período desde 1991, quando teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Health

Vacina contra covid:trabalhador de transporte coletivo terá prioridade

Trabalhadores do transporte coletivo foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra o novo coronavírus.

Baixar arquivo
Economy

Exigência de vacina para emprego é discriminação, diz MPT

Um anúncio publicado em um site de ofertas de emprego gerou questionamentos após a vaga exigir como requisito para contratação que o candidato fosse imunizado contra a Covid 19 com a vacina da farmacêutica Pfizer. 

Baixar arquivo