SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Published on 18/05/2021 - 19:42 By Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

A vacinação da categoria no estado começou na semana passada, com a imunização dos funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Para receber a vacina é preciso apresentar um documento com foto, o número do CPF e um documento que comprove o vínculo empregatício, como um crachá ou o holerite.

Mas as cidades paulistas não são as primeiras a vacinar motoristas e cobradores. São Luiz, capital do Maranhão, começou a vacinar a categoria na última quarta-feira, dia 12. A cidade mineira de Juiz de Fora também começou a vacinação nessa segunda-feira. Já em Uberaba, também em Minas Gerais, a categoria fez greve na semana passada para cobrar a testagem em massa e a vacinação dos trabalhadores. Um movimento semelhante aconteceu na capital de Goiás, Goiânia. Já na cidade do Rio de Janeiro, os motoristas e cobradores chegaram a ser incluídos no cronograma de vacinação, juntamente com garis e professores, mas o Ministério Público questionou o critério de prioridade e a vacinação foi interrompida.

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Na média o afastamento de trabalhadores com carteira assinada por mortes cresceu 72% no mesmo período.

Em São Paulo, junto com a vacinação dos trabalhadores do transporte, segue a imunização de pessoas com mais de 50 anos com comorbidades e idosos acima de 60 anos. Na próxima sexta-feira começam a ser vacinadas as pessoas com comorbidades e com deficiência, de 45 a 49 anos.

Até essa terça-feira, cerca de 63,648 milhões brasileiros tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Segundo o site nosso mundo em dados, esse número coloca o Brasil no décimo quinto lugar entre os países que, em proporção à população, mais vacinaram.

Edition: Jessica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Human Rights

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Human Rights

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
General

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo