Disque 101 receberá denúncias de violações contra crianças

Published on 14/07/2021 - 13:51 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 31 anos, o governo anunciou mais um canal de denúncias de violações contra esse público: é o Disque 101. Esse número é exclusivo para profissionais de saúde que suspeitarem ou confirmarem casos de maus tratos aos jovens.

O número, criado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), vai receber denúncias de médicos também de forma anônima.

Durante evento, realizado em Brasília, foi lançado o ECA na a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, destacou que o Estatuto é a garantia de proteção integral às crianças e adolescentes, que deve ser prioridade no Brasil.

A solenidade contou a participação de autoridades e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Michelle Bolsonaro disse que o ECA em Libras representa uma vitória para a comunidade surda.

A pasta também anunciou a criação do Sistema de Cadastro dos Fundos de Direitos, uma plataforma que vai garantir que os recursos cheguem na ponta, como explicou o secretário nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Maurício Cunha.

A pasta também anunciou a criação do prêmio Brasil Amigo da Criança, que vai premiar as melhores práticas na defesa dos direitos das crianças.

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi sancionado em 13 de julho de 1990, e estabelece direitos e garantias especiais às crianças e aos adolescentes.

Edition: Raquel Mariano/Nathália Mendes

Últimas notícias
General

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
General

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
General

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
General

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
General

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Sports

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo