Mais de 500 presos e 105 armas apreendidas na Operação Acalento

Published on 16/07/2021 - 15:11 By Maíra Heinen - Brasília

Mais de 500 pessoas foram presas no Brasil e 105 armas apreendidas durante a Operação Acalento, de combate a violência contra crianças e adolescentes. Os resultados da ação, realizada desde o início de junho pelas polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal, foram apresentados nesta sexta-feira pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nas palavras do secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo Carrijo, os números da Operação Acalento comprovam uma triste realidade: grande parte das agressões vem de familiares e ou pessoas muito próximas à família de criança e adolescentes.

Segundo Alfredo Carrijo, a pandemia piorou o cenário de violência contra crianças no país.

A operação começou no dia 4 de junho, e até o momento foram efetuadas 528 prisões. Mas esses números ainda podem aumentar com o repasse de informações dos estados. O estupro de vulneráveis configura 80% dos casos, de acordo com a delegada da Polícia Civil do Amazonas, Fernanda Antonucci,

Os integrantes da operação reportaram ainda crimes de grande repercussão, como um caso de tortura cometido pelo pai de uma criança de oito anos em Goiânia e ainda o caso de tentativa de venda de uma criança por um casal na Bahia.

Os cinco estados com mais prisões foram São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Edition: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo