Chamada pública vai credenciar unidades para pesquisa em fármacos

Published on 21/07/2021 - 15:59 By *Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma chamada pública aberta nessa quarta-feira vai credenciar unidades de pesquisa para o desenvolvimento de projetos nas áreas de fármacos e biofármacos. A parceria é entre a Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, e os Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Helio Angotti Neto, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde explicou que é possível aliar tecnologia e sustentabilidade.

A ideia é que o Brasil tenha mais autonomia em relação ao mercado internacional de insumos farmacêuticos. Atualmente, o país só produz 5% dos insumos que consome. 

O BNDES vai financiar o projeto, que tem investimento inicial estimado em 20 milhões de reais. Angotti disse que esse investimento será aplicado em várias frentes. A meta é fazer parcerias com instituições privadas sem fins lucrativos, hospitais e centros de pesquisa. Quatro unidades vão ser credenciadas para participar do desenvolvimento de novas drogas contra várias doenças.

*Com colaboração de Beatriz Albuquerque

Edition: Graziele Bezerra / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
General

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
General

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
General

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
General

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Sports

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo