Defensoria Pública do RJ quer derrubada de veto sobre agentes mulheres

Published on 23/07/2021 - 17:06 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro defende a derrubada do veto do governador Claudio Castro (PL), ao projeto de lei que previa a presença exclusiva de agentes mulheres nas unidades que atendem adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medidas socioeducativas. E  vai tentar sensibilizar a  Assembleia Legislativa do Estado neste sentido. 

Para justificar o veto, Claudio Castro alegou que a determinação de agentes femininas nas unidades do Degase - Departamento Geral de Ações Socioeducativas, é de competência privativa do chefe do poder executivo, que detém o controle dos recursos e da máquina administrativa. 

O defensor público Rodrigo Azambuja afirmou que recebeu com surpresa a notícia do veto, uma vez que o  governador havia se comprometido com a adoção dessa medida, após denúncias de abusos sexuais contra internas que cumprem medidas em uma das unidades do Degase. Azambuja ainda rebateu o argumento do governador para vetar a proposta dizendo que não se trata de mudar a estrutura da administração pública estadual, mas sim, de proteger as mulheres detentas de abusos sexuais de homens.

 As denúncias de abusos e violência sexual contra meninas internas ocorreram no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, que fica na Ilha do Governador, na zona norte da capital fluminense. A unidade é a única em todo o estado que abriga meninas em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas.

Edition: Jéssica Goncalves / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
International

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo