Trabalhador que recusar vacina contra covid pode até ser demitido

TRT-SP validou a dispensa de uma empregada que se recusou a vacinar

Published on 23/07/2021 - 20:04 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Trabalhadores que se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19 podem ser demitidos por justa causa por conduta de indisciplina.

Foi o caso de uma auxiliar de limpeza que atuava em um hospital infantil de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Ela se recusou a ser imunizada, e o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo validou a dispensa por justa causa. A decisão, tomada neste mês, foi a primeira em segunda instância sobre o tema na Justiça do Trabalho.

O procurador do trabalho Luciano Lima Leivas explica que não existe uma lei específica sobre vacinação dentro da relação de emprego. Mas, segundo ele, existe um conjunto de normas jurídicas, inclusive já interpretadas pelo Supremo Tribunal Federal, que confirmam a previsão de vacinação obrigatória como medida de prevenção.

O professor de direito Thiago Sorrentino ressalta que em casos excepcionais, por motivos clínicos, por exemplo, o trabalhador pode se negar a ser imunizado contra a covid-19.

Sobre o caso da auxiliar de limpeza demitida na cidade do ABC paulista, fomos ouvir o que a população pensa. Alguns concordam com a decisão, outros acham que a medida foi extrema.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho determina que o interesse coletivo deve estar acima dos interesses individuais. Assim, é competência do empregador adotar a vacinação como medida coletiva de proteção, que deve estar prevista em programa de controle médico de saúde ocupacional, com ampla divulgação entre os empregados.

Edition: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Sports

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
International

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Health

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economy

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo