Exposição no Rio reúne obras de Nelson Sargento

Mostra exibe 15 quadros, seis deles inéditos

Published on 26/07/2021 - 12:34 By Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ocupação cultural Arte, agoniza mas não morre: Nelson Sargento 9.7 apresenta, a partir desta segunda-feira (26), obras inéditas do artista, que morreu por complicações da covid-19, em maio deste ano. A exposição, no Espaço Travessia, no Instituto Municipal Nise da Silveira, na zona norte carioca, reúne 15 quadros -  seis deles inéditos - assinados pelo sambista, compositor, intérprete, poeta, pesquisador, ator e radialista. Lá também estão trabalhos de outros artistas.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, o curador da mostra, Marcelo Valle, disse que a iniciativa nasceu de um encontro com Nelson Sargento, em que o artista manifestou a vontade de fazer mais uma exposição.

Nelson Sargento completaria 97 anos nesse domingo (25), véspera da inauguração. Além dos quadros, o artista compôs mais de 400 músicas e ainda deixou acervo com 80 sambas inéditos. 

Marcelo Valle explicou que a ideia da ocupação cultural foi juntar as obras de Nelson Sargento às de outros artistas fora do eixo centro/zona sul. 

O Espaço Travessia ocupa dois andares de enfermarias desativadas do antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira. Desde 2017, o espaço investe em artistas do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana, exaltando a relevância cultural dos subúrbios. 

As visitas à ocupação cultural Arte, agoniza mas não morre: Nelson Sargento, 9.7, devem ser pré-agendadas, obedecendo protocolos de segurança contra a covid-19. A mostra fica aberta das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de setembro.

Edition: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
International

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo