Guedes se reune para destravar reformas tributárias no Congresso

Published on 28/07/2021 - 21:27 By Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez reuniões, nesta quarta-feira, para tentar destravar as reformas tributárias que tramitam no Congresso Nacional. O assunto está entre as prioridades da equipe econômica.

Guedes se encontrou com o deputado Celso Sabino, do PSDB do Pará, relator da reforma tributária na Câmara. Paulo Guedes afirmou que a ideia é ampliar a taxação sobre a renda dos mais ricos e reduzir os impostos que incidem sobre as empresas e as pessoas mais pobres.

O ministro informou que está aliviando a carga de 32 milhões de contribuintes, que são aqueles que todos os anos precisam entregar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. O governo promete reajustar a tabela para corrigir os valores pagos e ampliar a quantidade de pessoas isentas de pagar a tributação.

O relator Celso Sabino disse que já se reuniu mais de 60 vezes com diferentes setores da economia. E que esses encontros resultaram em algumas mudanças no projeto enviado pelo governo. Os lucros e dividendos de empresas cadastradas no Simples Nacional vão continuar isentos de taxação. Já o auxílio moradia e auxílio transporte dos agentes públicos vão passar a recolher impostos.

De acordo com o deputado Celso Sabino, a redução da carga tributária sobre os mais pobres pode representar aumento de 1,6% no Produto Interno Bruto do país. Ainda segundo Sabino, as articulações políticas apontam para um consenso em torno da taxação das pessoas mais ricas.

No fim do dia, Paulo Guedes se reúne com o relator da reforma tributária que tramita no Senado, Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão.

Edition: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Health

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Human Rights

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
General

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo