Guedes se reune para destravar reformas tributárias no Congresso

Published in 28/07/2021 - 21:27 By Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez reuniões, nesta quarta-feira, para tentar destravar as reformas tributárias que tramitam no Congresso Nacional. O assunto está entre as prioridades da equipe econômica.

Guedes se encontrou com o deputado Celso Sabino, do PSDB do Pará, relator da reforma tributária na Câmara. Paulo Guedes afirmou que a ideia é ampliar a taxação sobre a renda dos mais ricos e reduzir os impostos que incidem sobre as empresas e as pessoas mais pobres.

O ministro informou que está aliviando a carga de 32 milhões de contribuintes, que são aqueles que todos os anos precisam entregar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. O governo promete reajustar a tabela para corrigir os valores pagos e ampliar a quantidade de pessoas isentas de pagar a tributação.

O relator Celso Sabino disse que já se reuniu mais de 60 vezes com diferentes setores da economia. E que esses encontros resultaram em algumas mudanças no projeto enviado pelo governo. Os lucros e dividendos de empresas cadastradas no Simples Nacional vão continuar isentos de taxação. Já o auxílio moradia e auxílio transporte dos agentes públicos vão passar a recolher impostos.

De acordo com o deputado Celso Sabino, a redução da carga tributária sobre os mais pobres pode representar aumento de 1,6% no Produto Interno Bruto do país. Ainda segundo Sabino, as articulações políticas apontam para um consenso em torno da taxação das pessoas mais ricas.

No fim do dia, Paulo Guedes se reúne com o relator da reforma tributária que tramita no Senado, Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão.

Edition: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Health

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
General

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Politics

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Sports

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo
Education

Língua Brasileira de Sinais ainda é pouco difundida no Brasil

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida há 19 anos como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, ainda é pouco difundida no país. Quem não convive diretamente com essa parcela da população dificilmente aprende Libras. 

Baixar arquivo
Cultura

Lançamento do álbum Nevermind, do Nirvana, completa 30 anos

Em 24 de setembro de 1991, a banda Nirvana lançou o álbum Nevermind. Na capa, a foto de um bebê mergulhando como se fosse alcançar uma nota de US$ 1.

Baixar arquivo