Direito da UFRJ indica Nei Lopes para o título de doutor honoris causa

Published on 28/07/2021 - 21:35 By *Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou o pedido de reconsideração para concessão do título de doutor honoris causa ao escritor, compositor e sambista negro Nei Lopes. 

A concessão do título havia sido rejeitada na primeira sessão da Congregação da Faculdade de Direito, responsável por avaliar as indicações. Mas um pedido de reconsideração foi apreciado nesta quarta-feira (28) e, dessa vez, acolhido por unanimidade.

A negativa da Faculdade na primeira reunião gerou grande repercussão, com associações do fato ao racismo. 

A professora associada da Faculdade Nacional de Direito, Luciana Boiteux, disse que a indicação não obteve o quórum de dois terços dos membros da congregação e também havia problemas de documentação. Boiteux, que não participou de nenhuma das votações avalia que houve de fato um erro e afirma que a reparação foi feita. Para a professora, Nei Lopes representa a cultura do do samba e da defesa da cultura popular brasileira, e acima de tudo, é um jurista consagrado formado na faculdade de Direito da UFRJ.

Em nota, a UFRJ informou que a concessão do título segue o rito democrático e legal. E que com a aprovação pela Faculdade de Direito, o processo segue agora para apreciação do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e, sendo aprovado neste Conselho, terá sua validação final pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade.

*Com produção de Carol Barreto.

Edition: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justice

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
General

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Health

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
General

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Human Rights

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo