Comércio prevê alta de 14% nos Dia dos Pais

Published on 29/07/2021 - 19:52 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O faturamento do comércio no Dia dos Pais deste ano deve ter uma alta de quase 14% em relação ao ano passado. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que estima em mais de R$ 6 bilhões o volume de vendas na data comemorativa.

Em 2020, houve um recuo de 11,3% nas vendas relacionadas ao Dia dos Pais e o que gerou pouco mais de R$ 5 bilhões de reais, o menor volume financeiro desde 2007.

Para a CNC, a queda no ano passado ocorreu porque o comércio ainda estava se adaptando às medidas restritivas de combate à Covid-19. Este ano, o fluxo de consumidores em áreas comerciais no Brasil aumentou 39% desde o fim de abril, segundo o monitoramento realizado pelo Google Mobility.

A possibilidade de comprar presentes pela internet é o principal motor de reaquecimento do comércio, e que deve beneficiar o setor no Dia dos Pais deste ano. A estudante Luiza Pacífico pretende encomendar pela web o presente para o pai dela. "Atualmente estou comprando bastante pela internet, já que é mais fácil", disse.

Se por um lado o volume de vendas este ano vai ser maior no Dia dos Pais, por outro, o valor dos produtos que as pessoas costumam comprar como presente vão estar mais caros. A média de preços subiu 7,8% em relação ao ano passado, principalmente televisores, bebidas alcoólicas e perfumes. Já livros e aparelhos de som estão ligeiramente mais baratos do que em 2020, segundo a CNC.

Edition: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
International

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo