Aumenta em 30% a presença de animais de companhia em lares brasileiros

Published on 31/07/2021 - 12:16 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A administradora de empresas, Bruna Lins conta que decidiu adotar um cachorro durante a pandemia. A busca pelo pet, que  começou nas redes sociais, virou amor à primeira vista logo no primeiro encontro: "Foi a melhor coisa que eu fiz, trouxe alegria para a casa".

Não foi só  Bruna que resolveu adotar um animal de estimação na pandemia. De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia Comac, ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária, o número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.

Outro dado que chama atenção, é que em  23% dos casos, foi a primeira vez que essas pessoas adotaram um gato ou cachorro. O Médico Veterinário Leonardo Brandão, coordenador da Comac, avalia  que esse aumento  pode ser explicado pelo período de angústia e incerteza que marcou o ano passado.

O estudo traz o perfil de quem mais adotou cachorros: são pessoas que moram sozinhas e principalmente da região sul do país. Casais sem filhos  da região norte, preferiram os gatos. E foram eles, os felinos , os que mais ocuparam espaço nos lares.37 %  das pessoas em geral adquiriram gatos.

Um dado positivo,  segundo  Leonardo Brandão, é que a porta de entrada dos novos melhores amigos foi por meio da adoção.

Mas atenção... !!! Antes de adotar um animal,  faça como David, de 11 anos, lembre-se que além de amor e carinho é preciso ter cuidado e assumir responsabilidade.

A pesquisa da Comac estima que cerca de 10 milhões de animais de companhia foram abandonados durante da pandemia. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que conhecem alguém que abandonou um pet neste período. É bom reforçar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe evidência de que cães e gatos possam transmitir o novo coronavírus para humanos.

Edition: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
General

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justice

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Sports

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo