Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

Published on 03/08/2021 - 21:09 By Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve, nesta terça-feira (03) na Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. No local, vivem cerca de 140 mil pessoas. Em menos de quatro dias, mais de 30 mil moradores, com idade acima de 18 anos, receberam a primeira dose do imunizante da AstraZeneca, produzido pela Fiocruz. 

A imunização na Maré faz parte de uma pesquisa feita em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, a Prefeitura do Rio e a ONG Redes da Maré. O estudo vai avaliar o efeito da vacinação e monitorar a circulação de novos vírus. Duas mil famílias serão acompanhadas pelos pesquisadores, durante 6 meses.

O ministro falou sobre a variante Delta, responsável por 20% dos casos de Covid-19 na capital fluminense. E também sobre a necessidade de a população completar o esquema vacinal, tomando as duas doses da vacina AstraZeneca.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina. E 41,5 milhões já completaram o esquema vacinal, com as duas doses ou dose única.

Edition: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Politics

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economy

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Health

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo