Começa 13ª edição da cúpula do BRICS, evento realizado pela internet

Published in 09/09/2021 - 16:05 By Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou, nesta quinta-feira, mais uma cúpula do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na cerimônia de abertura do encontro, por videoconferência, o presidente Jair Bolsonaro destacou as relações bilaterais que o Brasil possui com essas quatro nações.

Esta é a 13ª edição da cúpula do BRICS, transmitida a partir da Índia, país que está na presidência temporária do grupo, este ano. Ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o presidente Bolsonaro agradeceu a parceria em temas relacionados à ciência e tecnologia e saúde, incluindo o combate à covid-19. A Índia é fabricante da vacina Covaxin, que chegou a ser negociada com o governo brasileiro, mas teve o contrato suspenso, em junho, após suspeita de irregularidades apontadas durante a CPI da Pandemia, no Senado.

Ao presidente da China, Xi Jiping, Jair Bolsonaro mencionou o “bom estado” das relações bilaterais, em “diversas vertentes, especialmente no âmbito comercial e de investimentos”, além do combate à pandemia.

Lembrando que a vacina contra covid-19, CoronaVac, foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa, Sinovac Biotech. A tecnologia foi passada para o Brasil, por meio do Instituto Butantan, em São Paulo. Desde então, o laboratório brasileiro é o responsável pela produção da CoronaVac, aqui no país. Segundo o localiza SUS, já foram aplicadas, na população brasileira, mais de 65 milhões de doses da CoronaVac, até o momento.

Bolsonaro também se referiu aos líderes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e da Rússia, Vladimir Putin, citando as parcerias bilaterais do Brasil com esses países. Ele mencionou as rotas comerciais concentradas no agronegócio, com a Rússia, e o interesse em diversificar a pauta exportadora brasileira. Também citou parcerias com a África do Sul em temas como defesa, saúde, ciência e tecnologia, comércio e investimentos.

O presidente Jair Bolsonaro enfatizou que apesar de o encontro ser realizado virtualmente por causa da pandemia, isso não impedirá um diálogo rico entre os países. A última cúpula presencial do BRICS ocorreu em 2019, no Brasil, quando o país presidia o grupo, pró-tempore.

Edition: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Education

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economy

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justice

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
General

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economy

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo