"Setembro ferroviário" gera incentivos ao transporte por trens no país

Published on 14/09/2021 - 09:00 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal está chamando de "setembro ferroviário" a série de ações e investimentos que estão sendo feitos para incentivar a ampliação da malha de transporte ferroviário no Brasil.

No início do mês, o Ministério da infraestrutura lançou o programa Pro Trilhos, que autorizou investimentos privados para dez trechos em nove estados, totalizando três mil quilômetros de ferrovias.

O contrato do primeiro trecho já foi assinado para a construção de 537 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia, ligando as cidades de Ilhéus a Caetité. No próximo dia 17, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai conferir o início das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, entre Goiás e Mato Grosso.

O programa ProTrilhos foi lançado por uma medida provisória que substitui o Projeto de Lei 261, de 2018. O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, que é o relator da proposta, explicou que o texto parou de tramitar no Senado por causa da prioridade que os parlamentares deram aos projetos relacionados à Covid-19. Segundo o senador, o projeto de lei é mais completo do que a Medida Provisória e deverá ser relatado no Senado.

Segundo o ministério da Infraestrutura, alguns estados brasileiros também estão criando uma legislação própria para autorizações de ferrovias.

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, explicou que a medida provisória dá segurança jurídica a essas propostas, já que a competência para regular os transportes no país é do governo federal. Ele explica que a MP regula a forma como os estados têm a possibilidade de fazer seus projetos regionais.

O governo federal estima que os incentivos do Pro Trilhos atraiam 53 bilhões e meio de reais em investimentos privados para a construção de ferrovias no país.

Edition: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justice

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
General

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Health

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
General

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Human Rights

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Health

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo