Setor de serviços registra alta em julho, diz IBGE

Published on 14/09/2021 - 12:59 By Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços registrou em julho a quarta taxa positiva seguida, acumulando ganhos de 5,8%, e agora está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também no mais alto patamar desde março de 2016.

Em julho, o volume de serviços cresceu 1,1% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A pesquisa mostra que, na passagem de junho para julho, apenas duas das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram alta: serviços prestados às famílias e serviços profissionais, administrativos e complementares.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, nos serviços prestados às famílias, o avanço foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos.

Já nos serviços profissionais, administrativos e complementares, os destaques foram as atividades jurídicas, serviços de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos.

O pesquisador do IBGE ressalta que embora as atividades presenciais tenham crescido em julho, as atividades não presenciais continuam sustentando a recuperação do setor. Segundo ele, os ganhos mais expressivos vêm dos serviços de tecnologia da informação, serviços financeiros, e serviços auxiliares aos transportes e correios.

Os serviços também tiveram altas de 17,8% na comparação com julho do ano passado, de 10,7% no acumulado do ano e de 2,9% no acumulado de 12 meses.

Edition: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Economy

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Health

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
International

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Human Rights

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo