Produção de chocolate artesanal dobrou nos últimos 4 anos no Brasil

Published in 14/09/2021 - 22:30 By Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de produtores artesanais de chocolate dobrou nos últimos quatro anos no país. E, apesar da pandemia, o faturamento de 42% dessas empresas foi maior em 2020 do que em 2019.

Esses dados são de estudo realizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação Bean to Bar Brasil, o primeiro a traçar o perfil dos pequenos negócios do ramo.

A pesquisa mapeou 118 negócios artesanais de chocolate, a maioria utilizando cacau do sul da Bahia e com capacidade de produção de até 100 kg por mês. As mulheres são maioria entre os empreendedores desse mercado; 80% deles possuem nível superior completo e 84% já realizaram cursos relativo ao setor de chocolate e de cacau.

O estudo analisou os empreendedores “Bean to Bar”, aqueles que compram as sementes de cacau para produzir o chocolate; e os “Tree to Bar”, que são aqueles que produzem o cacau e o próprio chocolate.

O analista de Competitividade do Sebrae, Luiz Rebelatto, explica que o grande diferencial desses produtos está na matéria-prima. Ele destaca os principais fatores que têm feito esse mercado crescer. Segundo ele, existe um perfil de consumidor que já vinha aumentando o interesse nesse mercado, o aumento do e-commerce durante a pandemia e novas especializações do ramo de chocolates .

O empresário Rogério Kamei, dono da Mestiço Chocolate, que fica em São Paulo, começou a trabalhar no ramo para tentar agregar valor ao cacau produzido na fazenda da família, que fica na Bahia. Ele destaca a qualidade dos chocolates com o máximo de pureza.

Os chocolates em barra, os nibs de cacau e os bombons são os principais produtos produzidos nesse mercado. E em geral, com concentração de cacau mais alta entre 70% e 89%. A maior parte dos negócios fatura até R$ 81 mil por ano. 

*Com produção de Renato Lima.

Edition: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Health

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo
Politics

PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Baixar arquivo
General

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

Baixar arquivo
Health

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Baixar arquivo
General

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Health

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo